Concentração corporativa: transformando a vida em mercadoria

Concentração corporativa: transformando a vida em mercadoria é uma das seis publicações que compõem a série Novas Tecnologias, produzida pela ASA Brasil e a Rede Ecovida de Agroecologia, em colaboração com o Centro Ecológico e entidades parcerias.

“Nos últimos trinta anos, o agronegócio tem feito esforços para monopolizar os 24% da natureza viva que tem sido transformada em commodities. Agora se mobiliza para capturar os 76% restantes, que, até hoje, permanecem fora da economia de mercado.
A convergência de tecnologias está redefinindo as ciências da vida. Já é difícil falar a respeito de biotecnologia sem se falar da nanotecnologia e da biologia sintética. E todas essas ciências são apoiadas na bioinformática – a análise do material biológico através da computação. O poder das corporações se deve a essa convergência – às tecnologias convergentes e ao capital convergente. Isso propicia novas alianças, sem precedentes, entre empresas de todos os setores industriais, e está montando o cenário para uma transformação drástica da economia mundial para o que se chama economia de biomassa, economia do açúcar ou a economia dos carboidratos.
Em meio a uma crise alimentar mundial, a ecossistemas em colapso e ao caos climático, mais uma vez novas tecnologias são promovidas por instituições internacionais, governos e grandes empresas como a fórmula mágica para solucionar os problemas.”

O trecho acima faz parte da Introdução dessa publicação, que pode ser acessada, na íntegra, aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s