Pedro Fiori e Delijaicov participam de debate sobre C&T pública e arquitetura

Qual a relação entre C&T pública e arquitetura? Qual a importância da arquitetura pública no planejamento das cidades? Os espaços públicos são essenciais para a vida nas cidades e a discussão sobre o modelo de cidade que a sociedade quer passa por questões como especulação imobiliária, crescimento vertical desenfreado e participação pública. Esse debate envolve ainda um aspecto fundamental que tem a ver com o desenvolvimento e utilização de tecnologias nacionais. Reflexões como essas dão o tom para o evento “Ciência e Tecnologia Pública: Desmonte do Estado e o futuro das cidades”, que acontece no dia 20 de setembro, em São Paulo.

Promovido pelo Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública, em parceria com o SASP (Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo), o evento terá a participação dos palestrantes Pedro Fiori Arantes, Alexandre Delijaicov e Ciro Teixeira Correia, além da jornalista Nina Fideles, editora assistente da revista Caros Amigos, como mediadora do debate. Pedro Fiori Arantes e Alexandre Delijaicov são arquitetos e urbanistas. Arantes é docente da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e Delijaicov é docente na USP (Universidade de São Paulo). Ciro Teixeira Correia é da Adusp (Associação dos Docentes da USP) e representante do Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública.

As entidades envolvidas na organização do debate são: ADunicamp (Associação dos Docentes da Unicamp), APqC (Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo), SINPAF – seção sindical Campinas e Jaguariúna (Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário) e GAPI; e com apoio do ANDES – regional SP (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), Adusp, ADunesp (Associação dos Docentes da Unesp), STU (Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp), Sintunesp (Sindicato dos Trabalhadores da Unesp) e Netes (Núcleo Educacional de Tecnologia Social e Economia Solidária, da Unifesp), além do SASP e Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas.

No evento também será feito o lançamento da plataforma ZONA, um projeto do SASP que tem o objetivo de discutir temas urbanos contemporâneos.

O evento é gratuito e terá transmissão ao vivo, feita pelo Coletivo Socializando Saberes. Esse é o terceiro evento realizado pelo Movimento e essa série de iniciativas tem como finalidade discutir os impactos do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei Nº 13.243/2016) sob os mais diferentes aspectos. Essa legislação representa riscos diretos à educação e à pesquisa públicas e afeta, indiretamente, a toda sociedade ao privilegiar a ciência e a tecnologia voltadas aos interesses privados. “Ciência e Tecnologia Pública: caminho para uma sociedade igualitária” foi realizado em junho passado e “Ciência e Tecnologia Pública: retrocessos impostos pelo Marco (i)Legal da CT&I”, em agosto.

Anúncios

Um comentário em “Pedro Fiori e Delijaicov participam de debate sobre C&T pública e arquitetura”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s