Panfletagem e debate sobre dependência abrem o Seminário do ANDES-SN e MCTP na UFMG

 

Foto: Véronique Hourcade. Mesa de abertura da SBPC Paralela (Gariglio, Rossetto, Kanitz, Macário, Luciana e Arimateia).

O Seminário Universidade e Políticas de C&T: por uma ciência e tecnologia para o povo teve início nesta terça-feira, dia 18 de julho, com uma grande panfletagem pelo campus da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) onde ocorre a reunião anual da SBPC. A atividade marcou o início da proposta de inserir questões fundamentais para discutir, de fato, a ciência que se faz no País e, de maneira em geral, a receptividade ao tema proposto pela SBPC Paralela, uma iniciativa do ANDES-SN em parceria com o MCTP (Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública), foi positiva.

Um grupo de dez pessoas ligadas ao ANDES-SN e ao MCTP fez um corpo-a-corpo com a distribuição do material sobre a SBPC Paralela. A atividade foi estratégica para a divulgação do evento e, principalmente, dos temas abordados. A receptividade positiva por parte do público abordado que circulava pela SBPC demonstrou que o debate crítico em relação à universidade e à produção de C&T no país tem espaço e demanda.

A abertura da SBPC Paralela ocorreu no fim da tarde do dia 18, com a presença de representantes das entidades envolvidas na organização do evento e convidadas, que falaram sobre a importância da iniciativa realizada em um momento de forte desmonte do Estado e da necessidade de resistência aos ataques que vem sendo cometidos contra o povo. A condução da mesa foi feita por Epitácio Macário, diretor do ANDES-SN, que apontou como um dos objetivos da iniciativa, a proposta de contribuir com o pensamento de um projeto de universidade e de produção de ciência e tecnologia voltadas às demandas da nação e aos dilemas que afligem a população.

Participaram da mesa de abertura o diretor regional Leste do ANDES-SN, Roberto Camargo Malcher Kanitz (ADUEMG), o representante da ApQC (Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo) e membro do MCTP, Carlos Jorge Rossetto, a diretora da ASFOC (Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública), Luciana Pereira Lindenmeyer, o representante do CONDEF (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), José de Arimatéia, e o professor da UFMG, José Ângelo Gariglio.

Rossetto apresentou o MCTP e falou sobre a importância de um conhecimento público e sobre o aspecto privatizante do Marco que trata da Ciência, Tecnologia e Inovação. A diretora da ASFOC defendeu a necessidade de unificação das lutas diante da “pesada agenda” que o país enfrenta. Luciana ressaltou que os cortes não são isolados e que fazem parte de um projeto abrangente de desmonte do serviço público e das políticas públicas.

O tom crítico do primeiro dia da SBPC Paralela continuou com as apresentações feitas pelos professores Nildo Ouriques, professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e José Domingues de Godoi Filho, professor da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e representante da ADUFMAT, na primeira mesa do evento, intitulada Dependência, desenvolvimento e política de C&T na América Latina. Análises críticas em relação ao atual processo de produção de ciência e tecnologia no país, aos esforços de internacionalização e às relações empresas, universidades e Estado, pela forma como são conduzidas essas políticas e pelas graves consequências que trazem ao País foram alguns dos pontos tratados. A coordenação dessa mesa inicial ficou a cargo das professoras Angélica Lovatto, da UNESP (Universidade Estadual Paulista) e Rosilene Horta Tavares, da UFMG.

O evento tem transmissão on line pelo canal You Tube da Fae UFMG e retransmissão pelo blog http://www.ctpublica.wordpress.com. A mesa inicial está disponível no canal e pode ser acessada pelo link https://www.youtube.com/watch?v=GdTF2x2SuXQ.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s